Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Catálise e Processos Químicos

Catálise e Processos Químicos

TÍTULO DO PROJETOPARCEIRODESCRIÇÃO
Geração de Hidrogênio a partir da Reforma do Etanol   Produção de energia elétrica a partir de uma célula a combustível utilizando um sistema de produção de hidrogênio obtido do etanol
Rede de Produção de Hidrogênio para células a combustível   A Rede de Hidrogênio tem como objetivo o estudo de diferentes rotas de produção de hidrogênio como a conversão termoquímica (a partir do gás natural, etanol e outras biomassas), a produção biológica do hidrogênio, a eletrolise da água e ainda a montagem de duas unidades piloto para a produção de hidrogênio a partir do etanol e do gás natural para testes de produção de hidrogênio para uma célula PEM de 1KW
Produção de Hidrogênio para uma Célula a Combustível do tipo PEM de 0,5 kW usando Reatores Compactos   Desenvolvimento de sistemas de geração de hidrogênio a partir da reforma do etanol para uma célula a combustível do tipo PEM de 0,5 kW. Estes sistemas consistem em um reator convencional (leito fixo), baseados no oxidação parcial do etanol, e um reator integrado de placas planas para reforma a vapor do etanol.
Desenvolvimento de catalisadores a base de titanatos nanotubulares para reforma da glicerina Petrobras Desenvolvimento de catalisadores nanoestruturados unidimensionais (1D) aplicados aos processos de reforma da glicerina visando à produção de hidrogênio.
Síntese de ácido lático a partir de glicerina ou intermediários Petrobras Desenvolvimento de catalisadores heterogêneos que promovam a sintese de ácido lático com seletividade e rendimento comparável aos processos biotecnológicos tradicionais.
Desenvolvimento do processo de obtenção de Bioácido acético Petrobras Desenvolvimento do processo de obtenção de bioácido acético a partir do Etanol.
Intermediários Químicos a Partir do Etanol - A obtenção do Propeno   Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento do processo de obtenção de propeno a partir de etanol. Pretende-se determinar o sistema catalítico mais promissor para a síntese desta olefina a partir de etanol, bem como a influência da topografia, do tipo de sitio ácido, da força ácida e da densidade dos sítios ácidos dos catalisadores sobre a seletividade, atividade e estabilidade dos mesmos na reação de interesse. Tenciona-se também determinar a influência das condições de operação no desempenho dos catalisadores mais promissores.
Produção de hidrogênio para células a combustível a partir de reatores com membranas Petrobras / Virginia Tech (EUA) / Universidade de Tóquio (Japão) Desenvolvimento de novas membranas inorgânicas seletivas ao hidrogênio e sua aplicação em um reator de membrana. Estes reatores visam a produção de hidrogênio, que poderá ser utilizado nas refinarias (em processos de hidrotratamento) ou como combustível para geração de energia, com a simultânea captura do CO2 gerado no processo. Este trabalho envolve o desenvolvimento de membranas a base de sílica dopada com diferentes elementos e o estudo da cinética da reação da reforma autotérmica do metano.
Rede de Biomassa INMETRO / CTC / DEDINI Pré-tratamento de diferentes biomassas
Escalonamento da produção de enzimas celulíticas e acessórias UFRJ / UFSC / BIOMM Desenvolvimento de tecnologia de produção de enzimas celulolíticas e acessórias visando uso para produção de etanol de biomassa. Estes estudos são realizados de forma integrada ao estudo das estapas envolvidas na produção de etanol de biomassa (pré-tratamento da biomassa, sua hidrólise enzimática e fermentação alcoólica dos xaropes debiomassa), considerando a sua interdependência. Os experimentos serão realizados em escala pré-piloto.
Produção de hidrogênio para células a combustível a partir de reatores (Edital CNPq/PROSUL)   Desenvolvimento de catalisadores para produção de hidrogênio a partir do etanol e do gás natural utilizando reatores de menbranas de forma integrada, entre grupos de pesquisa de catálise do Brasil, Argentina, Chile e Venezuela.
Implementação de técnicas avançadas de caracterização de catalisadores para o setor Petroquímico Petrobras Ampliação e reestruturação das instalações do Laboratório de Catálise do INT com a implementação de técnicas que permitam a análise estrutural e morfológica avançada de catalisadores e a sua avaliação em processos químicos.
Integration of Biology and Engineering into an Economical and Energy-Efficient 2G Bioethanol Biorefinery (Edital CNPq EU) UFRJ / UFSC / UFPE / FURB / UFMG / KL-Energy, BIOMM. União Européia - 10 instiuições Integração entre Biologia e Engenharia em uma refinaria de Bioetanol de 2ª Geração, econômica e eficiente do ponto de vista energético.
Síntese de catalisadores heteropoliácidos (HPA) modificados e sua aplicação na oxidação seletiva do propano em ácido acrílico (Edital CNPq/Universal)   Estudos visando melhoria do desempenho de catalisadores, perante reação de oxidação seletiva do propano em ácido acrílico. O ácido acrílico e seus ésteres constituem um importante segmento da indústria petroquímica. Ao serem submetidos a um processo de polimerização, dão origem a produtos de larga aplicação comercial como os absorventes, detergentes, têxteis, aditivos, papéis, plásticos de aspecto vítreo (ácidos poliacrílicos e resinas acrílicas), etc.
Desenvolvimento de metodologias para preparação de catalisadores em paralelo Petrobras Desenvolvimento de metodologias para preparação de catalisadoresem paralelo (high-throughput experimentation - HTE) aplicando métodos combinatoriais e fazendo uso, de equipamentos automatizados.
Gaseificação de biomassa para produção de combustíveis sintéticos (Edital CNPq) IME Desenvolvimento de tecnologia de gaseificação de biomassa para produção de combustíveis sintéticos.
Desenvolvimento de anodos para aplicação em células do tipo SOFC visando a produção de energia a partir da reforma oxidativa do etanol (Edital CNPq/Universal) UFF Desenvolvimento de anodos para aplicação em células do tipo SOFC visando a produção de energia a partir da reforma oxidativa do etenol.
Obtenção de nanoparticulas de Pt e Ni para produção de H2 a partir do etanol (Edital CNPq/Nanotecnologia)   Obtenção de nanoparticulas de Pt e Ni para produção de H2 a partir do etanol.
Reforma a vapor do bioetanol para produção de hidrogênio para células à combustível (Edital CNPq/Brasil-Índia) Indian Institute of Chemical Technology (Índia) Reforma a vapor do bioetanol para produção de hidrogênio para células à combustível.
Aproveitamento do glicerol para geração de hidrogênio por reforma a vapor (Edital CNPq/PROSUL) Universidad de Buenos Aires (Argentina) / Universidad de Concepción (Chile) / UFPE Desenvolvimento conjunto entre pesquisadores do Brasil, Argentina e Chile de catalisadores seletivos à produção de hidrogênio a partir da reforma do glicerol, contribuindo para o estabelecimento de tecnologias para geração distribuída de energia através do uso de recursos renováveis disponíveis na região sul-americana.
Fim do conteúdo da página