Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Ministro Marcos Pontes conhece projetos de tecnologias assistivas do INT

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 19h48

Nesta terça-feira (22), na exposição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, o ministro Marcos Pontes visitou o espaço da Secretaria de Tecnologias Aplicadas (SETAP) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, onde estão reunidos projetos de tecnologia assistiva selecionados pelo Departamento de Tecnologias para Programas de Desenvolvimento Sustentável e Sociais (DEPDS). Na oportunidade, o ministro conheceu projetos relacionados a tecnologias assistivas desenvolvidos pela área de Desenho Industrial do Instituto Nacional de Tecnologia.

2019 10 22 semana nacional foto justo davila 91web quadrada

Na foto a tecnologista Carla Guimarães demonstra para o ministro o sistema de mapeamento de pressão de assento, usado como parâmetro no desenvolvimento de tecnologias para esportes paralímpicos e de uma plataforma para cuidadores de idosos.

2019 10 22 semana nacional foto justo davila 84web

O ministro conheceu o histórico de projetos do INT nesta área e foi apresentado a tecnologias assistivas educacionais e de comunicação voltadas para a inclusão e autonomia de pessoas com deficiência. Entre os protótipos de produtos inovadores, Marcos Pontes observou ainda o andador Shift – projetado para auxiliar a caminhada de pessoas com limitações de mobilidade, favorecendo a ação de se levantarem para usá-lo ou sentarem-se sozinhas e com segurança – e uma maquete de cadeira de rodas residencial, que tem dimensões reduzidas para transpor os espaços estreitos do ambiente doméstico e aro de propulsão deslocado, que reduz o trabalho mecânico do usuário. Também visualizou uma prótese de pé impressa em 3D com metamateriais: conjuntos de estruturas desenhadas que formam uma malha mais leve e resistente.

2019 10 22 semana nacional ministro foto justo davila 7 WEB

Em seguida, Marcos Pontes passou pelo estande do Instituto Nacional de Tecnologia, onde estão expostos os trabalhos dos laboratórios de Biocatálise, de Biotecnologia de Microalgas do INT e de Processamento e Caracterização de Materiais.

A 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai até domingo, no Pavilhão do Parque Municipal de Brasília, funcionando das 9h às 20h, com entrada gratuita.

 

Fim do conteúdo da página