Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Inaugurado evento da Semana Nacional de C&T no Rio

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 18h45

Mesa de abertura da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no campus ON/Mast. Da esquerda para a direita: Ieda Caminha (INT), Anelise Pacheco (Mast), João dos Anjos (ON), Ronald Shellard (CBPF) e Andréa Rizzo (Cetem). [Foto: Amanda Oliveira/INT]

Foi inaugurado nesta quarta-feira (6), no campus ON/Mast, em São Cristóvão, o evento integrado da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Rio de Janeiro. A abertura oficial aconteceu às 10h, com a presença de representantes das unidades de pesquisas promotoras, pertencentes ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Na mesa: Ieda Caminha, vice-diretora do Instituto Nacional de Tecnologia (INT); Anelise Pacheco, diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast); João dos Anjos, diretor do Observatório Nacional (ON); Ronald Shellard, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); e Andrea Rizzo, coordenadora de Programas, Projetos e Inovação do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem).

O pesquisador Marco Fraga fala sobre Bioeconomia, na abertura da SNCT. (Foto: Amanda Oliveira/INT)

Dando sequência à abertura, o coordenador de Tecnologias Aplicadas do INT, Marco Fraga, proferiu palestra sobre “Bioeconomia”, que foi o tema desta 16ª edição da Semana Nacional.

 

 

 

 

 

Despertando vocações

SNCT Rio 2019 11 6 foto Amanda oliveira2A WEB

No estande do INT, é grande o movimento de público, especialmente de escolas que têm ônibus fretados pelo evento para trazer os alunos de várias regiões do Grande Rio. A atração do espaço são os experimentos de química, viabilizados por bolsistas da Divisão de Catálise e Processos Químicos (DICAP), e projetos do Instituto relacionados ao aproveitamento de biomassas e resíduos agroindustriais para produção de novos materiais e produtos de alto valor agregado. 

SNCT Rio 2019 11 6 biomassas residuais

A alegria da descoberta está marcada nas expressões dos estudantes que tomam contato com uma reação química surpreendente, capaz de liberar uma fumaça de oxigênio ou transformar a cor de um líquido. A experiência é completada pela atividade #FuturoCientista, que simula um laboratório para os visitantes guardarem uma foto com jaleco do INT.

Entre os resíduos expostos que ganham novos destino, estão exemplos de biomassas utilizadas no Laboratório de Biocatálise (LABIC) e produtos como o tijolo ecológico e o óculos, produzidos com restos do corte de rochas ornamentais associados a polímeros pelo Laboratório de Tecnologia de Materiais Poliméricos (LAMAP/DIPCM) em parceria com o Cetem. A Divisão de Certificação (DICER) também participa da exposição, mostrando produtos de certificação orgânica e cachaças certificadas pelo INT, bem como explicando os processos para obtenção dos selos de conformidade.
SNCT Rio 2019 11 6 descobertas quimica Outros estandes apresentam atividades interessantes, como o Observatório Nacional, com um livro de Astronomia em realidade aumentada; o Mast, com oficinas de construção de aparatos interativos e visitas mediadas às exposições do Museu; o CBPF, com experimentos de física relacionados ao cotidiano; e o Cetem, com amostras de rochas, minerais e terras-raras e uma mostra sobre o lítio, conhecido como elemento portador de futuro.

Além destes estão na mostra o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Museu Ciências da Terra (MCTer) e a UniCarioca.

Serviço

16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Campus ON/MAST

De 6 a 9 de novembro

Entrada gratuita


Horários de exposição:

De quarta até sexta-feira (8/11), das 9h às 17h

Sábado (9/11), das 14h às 8h

Observação do céu

Sexta e sábado, das 18h às 20h (sujeita às condições de visibilidade do céu)

Entrada de visitantes: Mast – Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão.

Fim do conteúdo da página