Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Análise de mercado é objeto de parceria entre INT, CETEM e CBPF

Publicado: Quarta, 08 de Julho de 2020, 15h15

Análise de mercado (ilustração)
O Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) firmaram um acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). O acordo foi assinado pelos diretores do INT, Fernando Rizzo; do Cetem, Fernando Lins; e do CBPF, Ronald Shellard, sendo publicado no dia 17 de junho. A parceria visa o desenvolvimento conjunto do projeto intitulado Compartilhamento de conhecimento na utilização de ferramentas de análise de mercado e patentes potencializando novas oportunidades de PD&I entre os Institutos de Pesquisa e o setor produtivo. O acordo tem vigência por 5 anos, podendo ser prorrogado por aditivo.

“O trabalho é fruto de iniciativa do INT, por meio da Coordenação de Logística e Infraestrutura (COLIN) em parceria com a Divisão de Informação Tecnológica (DINTE) e apoio da Divisão de Tecnologia da Informação (DINFO), voltando-se ao desenvolvimento de um sistema de análise de mercado e patentes para Instituto. Durante a elaboração do projeto foi observado o potencial de ampliar esse escopo de atuação por meio da parceria com o CBPF e o CETEM” – explica Ricardo Castro, coordenador de Logística e Infraestrutura do INT. 

“A participação da DINTE no projeto, que prevê a utilização de ferramentas de monitoramento de mercado, empresas e patentes, permitirá dar maior suporte para o desenvolvimento das atividades atribuídas regimentalmente à nossa Divisão, e que são essenciais para o alcance da missão institucional que visa contribuir para o desenvolvimento tecnológico do Brasil por meio da pesquisa, serviços e transferência de conhecimento e promoção da inovação” – destaca Fabíola Castro, chefe da DINTE.

O projeto é coordenado por Ricardo Castro, juntamente com Marcelo Albuquerque, coordenador de Desenvolvimento Tecnológico do CBPF, e com Bruno Montandon Barros, assistente em C&T do CETEM, tendo contado com a atuação da DINTE na condução do processo administrativo para a assinatura do acordo de parceria.

Fim do conteúdo da página